Sabemos que quando vamos mudar nossa casa ou comprar o primeiro imóvel, a animação é grande. Sempre queremos fazer várias modificações e ficamos empolgados com as novas possibilidades. Porém, na hora de reformar é preciso agir com cautela e manter os pés no chão. Pensando nisso, listamos 3 erros comuns que devem ser evitados neste processo!
FALTA DE PLANEJAMENTO
Antes de sair por aí mudando tudo, seguindo apenas sua intuição e algumas referências que encontrou nas últimas tendências da arquitetura, você deve tirar um tempo para se planejar e pensar em alguns detalhes que podem parecer bobos a princípio, mas que são determinantes para o sucesso da sua empreitada.
Planejamento é o pré-requisito para grandes mudanças e reformas, pois é com ele que pensamos nas etapas a serem seguidas e evitamos atropelar processos simples, mas essenciais. Por exemplo, deve-se ter noção do espaço, quantidade de cômodos, utilidade de alguns cantos da casa, antes de sair decorando e mudando tudo de lugar, afinal, não adianta querer ter um quarto ou banheiro maior sem avaliar a real possibilidade disso e o espaço disponível.
Lembre-se que além do planejamento da sua reforma precisamos pensar no planejamento financeiro. De nada adianta ótimas ideias se não podemos executá-las.
FALTA DE MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA
Sempre tem aquela pessoa que resolve tudo e oferece serviços com preços bem atrativos. Se estiver frente a essa situação, corra!!!
O resultado de contratações mal planejadas são o excesso de retrabalho e gastos desnecessários. Além disso, a contratação de um profissional propicia uma discussão interessante sobre seus planos e acesso a uma opinião que tem uma visão do todo com experiência e conhecimento, não apenas emoção e tendências passageiras.
Portanto, entre em contato com bons profissionais e apresente a sua demanda, com isso você consegue aprimorar as suas ideias e garantir o sucesso da sua reforma.
NÃO CALCULAR A QUANTIDADE DE MATERIAL DA OBRA
A partir da ausência de um planejamento ou sem a devida ajuda, situações problemáticas envolvendo os materiais a serem utilizados na obra acontecem com frequência. Sabe aquele porcelanato que foi comprado a mais ou aquele cimento que falta na hora do último acabamento? Pois é.
Tanto o excesso quanto a falta de material compromete a obra em relação aos custos previstos e ao prazo de finalização. Para ser mais assertivo e obter um projeto otimizado, conte com o apoio de um profissional, ele vai saber te orientar para evitar esse problema.
Outra dica relacionada aos materiais é: tenha cuidado para não se perder em meio a tantas opções de materiais e acabamentos. Tente manter alguns padrões que podem se repetir em determinadas regiões da casa até mesmo para permitir o realce de outros itens como móveis, obras de arte, etc.
Depois dessas dicas aposto que você não erra mais! Já tinha parado para pensar como os detalhes podem ser decisivos para o sucesso do seu projeto? Em breve vamos trazer mais dicas, fiquem de olho!
Comments